quarta-feira, 26 de novembro de 2014

História do Nacional de Patos

 
     O nacional de Patos foi fundado no dia 23 de dezembro de 1961 por funcionários dos correios. 
    Os primeiros times do nacional foi comporto por jogadores amadores compostos por funcionários federais e o primeiro jogo do time profissional se deu contra o Botafogo de João Pessoa onde perdeu por 5x1 onde foi anotado o 1º gol nacionalino pelo atacante expedito. Após isso o clube passou a jogar no estadio José Cavalcante e em sua inauguração em 1964 venceu aquele que viria a ser seu maior rival por 2x1.
       Nacional passou a disputar o campeonato Paraibano em 1965 junto com o esporte também da cidade de Patos, onde se tornou vice campeão em algumas oportunidades como em 1991, onde houve um jogo suspeito contra o Campinense no estadio amigão em Campina Grande. O clube estava muito bem na competição brigando pelo titulo até que nesse jogo ganhava por 1x0 até que na volta do segundo tempo, o clube voltou apenas com 7 jogadores o que se suspeitou de suborno.
       O time Patoense ainda viveria momentos difíceis e até chegou a não participar em algumas ocasiões do campeonato Paraibano até que em 2007 o clube tornou-se pela 1º vez campeão Paraibano. A final foi contra o atlético de Cajazeiras e o nacional perdeu o 1º jogo por 2x1 mas deu a volta por cima e ganhou por 3x0 em Patos. Ainda no mesmo ano, o nacional fez boa campanha na serie C e chegou até o octogonal final e teve que jogar fora da cidade de Patos porque o estadio não tinha capacidade para abrigar jogos decisivos o que o prejudicou muito. Em 2009 o clube ganharia a Copa Paraíba ganhando a chance de participar outra vez da copa do Brasil, jogando pela primeira vez no estadio Maracanã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário